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O sucesso de um console de jogos depende não apenas do número de hits do jogo, mas também do custo do console. Para o fabricante, isso significa que o custo de produção deve ser o mais baixo possível, a fim de não incorrer em perdas com a liberação de dispositivos, embora esse cenário seja completamente permitido nos primeiros anos de novos produtos. Idealmente, a produção de console deve ser totalmente automatizada, e a Sony foi a primeira a criar isso.

De acordo com um artigo feito por Yuji Nitta e publicado pela edição japonesa do Nikkei, a uma fábrica de montagem é quase totalmente automatizada na produção do PlayStation 4. É de se esperar que o PlayStation 5 também seja montado em um transportador robótico. Essa prática reduzirá o custo do decodificador o máximo possível e permitirá à Sony obter benefícios significativos não apenas com a venda de jogos e com a assinatura de serviços, mas também com o lucro das vendas de hardware.

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Fábrica da Sony com linha automatizada (Nikkei, foto Kento Awashima)

A linha de montagem automatizada do PlayStation 4 começou a operar na fábrica de Kisarazu no Japão em 2018. Um prefixo PlayStation 4 totalmente montado sai da linha de montagem Mitsubishi Electric, com 31,4 metros de comprimento, a cada 30 segundos (cerca de um milhão de consoles por ano). Para uma audiência com demanda multimilionária, essa é uma quantia pequena. Infelizmente, a empresa não divulga quantos consoles de transportadores montam e quais são seus planos para maior automação da produção.

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O robô instala cabos nos conectores na placa (Nikkei, foto de Kento Awashima)

Apenas quatro pessoas atendem ao transportador: duas colocam na linha as placas-mãe vazias do console e duas embalam os decodificadores totalmente montados. A montagem é de total responsabilidade dos braços robóticos. Segundo a empresa, a Sony tem a única fábrica no mundo em que os robôs fazem coisas complexas, como torcer e instalar cabos e laços elétricos nos conectores. A direção do movimento e o esforço para instalar cabos flexíveis nos conectores é uma tarefa não trivial, mesmo para as pessoas, que os robôs da Sony lidam com um estrondo. Dos 32 manipuladores automatizados, 26 estão ocupados instalando cabos e loops.

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“Para conectar o cabo plano flexível – um cabo elétrico em forma de fita – é necessário um braço do robô para segurar o cabo e outro para torcer”, escreveu Nitta. “O cabo precisa ser conectado em uma direção específica usando a pressão certa, o que pode parecer simples para um ser humano, mas é uma manobra extremamente complexa para o robô”.

A Sony é conhecida por manter em segredo seus processos de produção. É a primeira vez que o público consegue entrar no que antes era proibido. Nitta informou que algumas partes da linha de produção estão fora dos limites para os funcionários da Sony.

“Provavelmente não há outro site que possa manipular robôs dessa maneira”, disse um engenheiro ao Nikkei. “Criei linhas de produção lucrativas”, acrescentou o arquiteto da Sony Global Manufacturing & Operations, Hiroyuki Kusakabe.

A linha de produção da planta passa por melhorias regulares para manter a fabricação lucrativa, mesmo quando as vendas de console começam a desacelerar no final do ciclo de vida.

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Braço robótico pega consoles da linha de montagem para teste (Nikkei, foto de Kento Awashima)

Ao mesmo tempo, não se deve esperar que, por exemplo, o PlayStation 5 seja relativamente barato durante o início das vendas na véspera do Natal no calendário gregoriano. No entanto, a automação da produção e a redução do custo de montagem do console permitirão à Sony criar uma reserva para manobrar a um preço, se necessário, para lidar com os consoles de jogos concorrentes. Por fim, o consumidor se beneficiará disso de qualquer maneira.

Você pode ler mais detalhes e imagens do artigo aqui

Fonte 1: Avalanchenoticias

Fonte 2: Playstationlifestyle…

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