A importância que Satoru Iwata teve para a história da Nintendo

E o nosso adeus ao grande mestre

A importância que Satoru Iwata teve para a história da Nintendo
Dia 11 de julho de 2015, através de um comunicado oficial, a Nintendo informou a morte de Satoru Iwata, aos 55 anos, em decorrência de um câncer no ducto biliar. A notícia entristeceu o mundo dos games.
Muitos não sabem da importância que o falecido presidente da Nintendo teve para a história da empresa. E é por isto que, através desta singela homenagem, trouxemos um resumo da trajetória de Iwata dentro da Nintendo.
Quem foi Satoru Iwata?
Nascido no dia 06 de dezembro de 1959, Iwata era um apaixonado por games e demonstrou isso logo cedo. Já no ensino médio, ele criava em sua casa, jogos eletrônicos usando uma simples calculadora eletrônica. E compartilhava isso com seus amigos da escola (quem aí lembra do Brain Age de DS?).
Iwata formou-se em Ciência da Computação na Tokyo Institute of Technology. E como programador freelancer, ele ajudava empresas que eram ligadas à Nintendo diretamente, como a Hal Laboratory.

Após se formar, Iwata ingressava na Hal em período integral. E começou a se destacar ajudando a fazer jogos para NES, como “Baloon fight”,  “EarthBound” e a série “Kirby”.

 

Em 1993, Iwata foi promovido à presidente da Hal Laboratory. E mesmo colaborando com o desenvolvimento de jogos, acabou desaparecendo para o público em geral.
É apenas em 2002, que Iwata assume a presidência da Nintendo: tornando-se o quarto presidente da empresa. E o primeiro a não ter ligações de sangue, ou algum parentesco, com a família Yamauchi.

O grande programador

Iwata sempre foi um ótimo programador. E mesmo ocupando cargos de chefia na Hal ou na Nintendo, isso não o impediu de “meter as caras” na programação. Iwata deixava os programadores, com quem trabalhava, de queixo caído por suas habilidades.
Quando a APE e a Hal trabalhavam na sequência de EarthBound Beginnings,  os desenvolvedores tinham um jogo cheio de problemas. Iwata (então presidente da Hal) olhou para o código do jogo e disse:

“Eu não acho que você será capaz de terminar o desenvolvimento se continuar neste caminho. Posso ajudá-lo se quiser, mas há duas maneiras de proceder.”

“Podemos usar o que você tem e corrigi-lo. Isto vai levar dois anos. Mas podemos também começar de novo. E assim vai levar apenas um semestre.”

O chefe pegou o que a equipe tinha, e trabalhou fora por um mês. Depois disso, ele voltou com um código limpo, reescrito e a equipe pode trabalhar da forma certa, no que viria a se tornar um clássico cult: Earthbound.

 

Se você quisesse, digamos, reformular o sistema de batalha inteiro de “Pokémon Red e Blue” para fazê-lo funcionar no jogo de N64 “Pokémon Stadium”, você provavelmente iria querer algum material dos desenvolvedores explicando como funcionava a coisa toda, certo?
Não o Iwata. Ao invés disso, ele optou por analisar o código-fonte complicado do jogo de Game Boy e descobrir como tudo funcionava. É como fazer um conjunto de Lego: sem instruções e só com algumas peças extras. É como uma foto borrada do modelo final.

Ele tinha replicado a mecânica de combate no N64 em uma semana. Shigeki Morimoto da Game Freak disse: “Eu pensei: ‘que tipo de presidente de empresa é esse!?'”

Em 2001, no início do Game Cube, o jogo “Super Smash Bros. Melee” estava cheio de erros e falhas. E parecia que seria adiado.
Iwata tornou-se chefe de planejamento corporativo da Nintendo no ano anterior. E isso não o impediu de deixar seu confortável escritório em Kyoto e viajar para a HAL em Yamanashi e tornando-se o chefe interino da depuração.

“Eu fiz a revisão de código. Corrigi alguns bugs, lia o código e corrigia mais bugs. Li o longo relatório de bugs da Nintendo e descobri onde estava o problema. E coloquei pessoas para corrigi-los.”

 “Apesar de tudo, passei cerca de três semanas assim.” – disse Iwata em uma entrevista à 4gamer. Por causa disso, o jogo conseguiu sair no prazo.

Mudanças e decisões épicas

 

Iwata foi um dos grandes responsáveis por trazer de volta, boa parte das third-parties que haviam deixado a parceria com a Nintendo na época do N64, para o Game Cube. Isso garantiu parcerias com grandes empresas como a Capcom, que nos trouxe clássicos como “Resident Evil: Remake”, “Resident Evil: 0”, dentre outros.
Iwata como presidente da Nintendo e durante a sua administração, lança seu primeiro hardware: o Nintendo DS. Contrariando muitos que decretavam ali o fim da empresa, ele mostra a nova filosofia da Nintendo com um simples e eficiente novo modo de jogar.
Dois anos após o lançamento do DS, Iwata lança o que viria a se tornar um dos maiores sucessos da empresa: o Nintendo Wii. Novamente com uma simplicidade na jogabilidade e no hardware (menos potente que seus concorrentes diretos) conquistou uma legião de fãs e o sucesso comercial. Nascia ali o Virtual Console também.

 

Iwata também introduziu um programa, que eu particularmente adorava: o “Iwata Asks”. Nele, Iwata conversava diretamente com os desenvolvedores e produtores dos jogos para a Big N, que revelavam detalhes sobre todo o processo de criação.
Iwata também lançou o Nintendo Direct. o que aproximou ainda mais a Nintendo de seu público. O programa apresentado por ele mesmo era apresentado de forma única. E foi ali também que uma de suas frases mais icônicas foi criada: “Please, understand”.


O adeus

Em sua breve passagem pela Nintendo, Iwata não só restaurou a saúde financeira da empresa. Ele mostrou que um hardware vende softwares  mesmo nos dias de hoje. E apesar disso não ter funcionado tanto com o Wii U, o 3DS é a prova desta visão.
Muitos fãs mais velhos (como eu) devem se lembrar da época de ditadura de Yamauchi na empresa. Que tornou a Nintendo uma empresa intocável e inacessível. Iwata demonstra que esta filosofia não poderia mais existir. E como vimos no foi acima citado, Iwata fez de tudo para levar a empresa o mais próximo possível de seus verdadeiros fãs.
Muitos podem citar inúmeras decisões erradas ou controversas do estimado presidente. Mas eu lembrarei de Iwata sempre que assistir a um “Nintendo Direct” ou quando eu jogar “Super Mario Galaxy” ou mesmo quando eu terminar um jogo com meus filhos. Afinal, a paixão dele pela Nintendo era impecável.

“No meu cartão de visitas, eu sou o presidente corporativo. Na minha mente, eu sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração, eu sou um gamer”

Fiquem com uma das melhores apresentações da Nintendo na E3:

 

Fonte: nparty

 

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