Confirmado: Direct X 12 permite combinar placas de vídeo AMD e Nvidia

Confirmado: Direct X 12 permite combinar placas de vídeo AMD e Nvidia

Uma das maiores promessas do DirectX 12 é real: a API permite a combinação de placas de vídeo AMD e Nvidia. O site AnandTech fez testes no jogo “Ashes of Singularity“, por enquanto o único compatível com DX12, utilizando GPUs AMD e Nvidia, com destaque para os modelos Radeon R9 Fury X e GeForce GTX 980 Ti, e os resultados foram positivos em alguns casos.

De acordo com os testes, a renderização alternada de quadros funciona e deu um aumento de desempenho de mais de 50% dependendo a combinação. Os testes também mostraram que a escolha da placa principal impacta na performance: a configuração onde a Fury X é a primaria e a GTX 980 Ti é a placa secundária é um pouco mais rápida que a combinação inversa nessa combinação.

 

 

 

O AnandTech também mostrou que combinar modelos diferentes de placas de vídeos da mesma fabricante, como por exemplo juntar uma GTX 980 Ti e uma  GTX Titan X, também funciona e eleva o desempenho das GPUs.

Também foi revelado que, apesar do ganho de desempenho na junção de placas AMD com Nvidia, as tecnologias de combinação de cada empresa (SLI e Crossfire) ainda entregam um resultado melhor.

Confira abaixo os resultados das combinações entre a R9 Fury X e a GTX 980 Ti no jogo “Ashes of Singularity”:

Os rumores da combinação entre placas de fabricantes diferentes já existem desde março. A notícia era bastante esperada e pode mudar os rumos dessa indústria, já que bate de frente com o SLI da Nvidia e o Crossfire da AMD.

Um artigo completo explicando como a tecnologia de Multi-GPU funciona, além de mais testes com outros modelos de placa de vídeo, está disponível no site AnandTech, somente em inglês.

Outro ponto que vale ser destacado é que o DirectX 12 também promete resolver o problema da soma de memórias de placas de vídeo combinadas, sendo que até hoje se rodarmos um Crossfire ou SLI, independente da quantidade de placas, o sistema vai entender que está disponível apenas a quantidade de memória da primeira placa, nunca somando a quantidade de todas como seria o ideal.

 

Fonte: UOl

Compartilhe esta notícia:
Por