Entenda a nova controversia de The Witcher 3 e NVIDIA HairWorks rodando mal nas Radeons

Entenda a nova controversia de The Witcher 3 e NVIDIA HairWorks rodando mal nas Radeons

The Witcher 3 foi lançado esta semana e vários usuários de placas de vídeo da AMD começaram a reclamar da performance ruim do recurso NVIDIA HairWorks implementado no jogo.  Alguns reviews também mostraram que a performance degradava substancialmente se o HairWorks ficasse ativado.  O hardwareluxx.de apresentou um teste que a performance na Radeon caiu em torno de 60%, veja:

TW3-HairWorks

Apesar da performance satisfatória com HairWorks desligado, fica evidente que algo está errado na placa da AMD e que inviabiliza o seu uso totalmente com o HairWorks ativado.

A princípio a recomendação da CD Projekt Red era desligar o HairWorks se você era usuário de Radeon, mas fica difícil fazer isso ao ver como o recurso foi usado extensivamente em The Witcher 3.  Os links de vídeo abaixo mostram grande diferença visual a favor do HairWorks, ele apresenta uma consistência muito melhor e uma interação com elementos interferidores da cena como o vento, veja:

 

The Witcher 3 com HairWorks ativado (Video)

 

The Witcher 3 sem HairWorks ativado (Video) mas usando o sistema de física de pelagem padrão

 

As reclamações ao longo da semana aumentaram, usuários criaram uma petição que tem o objetivo de 500 assinaturas para tentar convencer a CD Projekt Red a portar para o AMD TressFX 2.0 todo o sistema de pelagem e cabelo de The Witcher 3.  A ideia originalmente  sugerida por Richard Huddy’s da AMD foi rejeitada pela CD Projekt Red como sendo “tarde demais”.  Segundo NVIDIA, a empresa já trabalhava na implantação do HairWorks desde 2013.

A questão é complexa, acusações e lamentos de todos os lados,  AMD acusa a NVIDIA de dificultar a otimização de tecnologias próprias das Radeons quando o GameWorks está sendo compatibilizado,  o desenvolvedor CD Projekt Red por sua vez através de Marcin Momot disse que o HairWorks é impossível de ser otimizado para Radeons pois tem o código fechado, NVIDIA por ultimo lamenta a situação e diz que o Gameworks não influi em nada já que os desenvolvedores podem (e devem) criar  uma versão específica dos recursos que não são bem otimizados para as placas da AMD.  NVIDIA insiste que o suporte da AMD precisa atuar para que a otimização seja possível ser feita.

Neste tiroteio, um usuário esperto do reddit descobriu que é possível sim otimizar o HairWorks nas Radeons, o truque é simplesmente diminuir o fator de tessellation via painel de controle Catalyst das Radeons.  Basta você criar um profile para o jogo e sobrescrever o modo de tessellation para um fator menor como mostra a imagem abaixo:

witcher-31-635x605

A alteração acima é simples e funciona para mais jogos que usam o GameWorks, ela cancela o fator de cálculo do tessellation usado por padrão (e tudo mais dentro do jogo) e coloca um valor menor de 8 vezes.  É publico de que as Radeons não tem performance equivalente às NVIDIA no quesito Tessellation e isso já tem alguns anos que é assim para quem não sabe.

O HairWorks foi otimizado para os fatores compatíveis com GPUs da NVIDIA que são naturalmente maiores,  algumas fontes dizem que NVIDIA usa 64 vezes (x64) no HairWorks como fator o que se traduz um alto hit de performance para as Radeons.  Aqui em nossos testes, com o ajuste no painel o jogo salta de 28 FPS para 40 FPS na média com vários parâmetros visuais em ULTRA usando uma HD 7970 o que significa poder rodar o jogo satisfatoriamente e com o HairWorks ativado.

Não se sabe exatamente porque NVIDIA estaria usando níveis tão altos já que os benefícios não seriam assim tão óbvios, mas uma coisa que o suporte da AMD sabe é que via driver eles podem diminuir o fator sem prejudicar o visual dos jogos.

Outra dica é você diminuir o anti-aliasing que é aplicado em cima da pelagem criada pelo HairWorks, basta editar o arquivo rendering.ini na pasta \The Witcher 3 Wild Hunt\bin\config\base , altere o HairWorksAALevel para 2 ou 4 e você obterá um grande amento de performance (tanto para NVIDIA como AMD).

Para complicar essa situação toda, AMD não lançou um driver para The Witcher 3 na data do lançamento ao contrário de NVIDIA, não foi dado nem nenhuma nota, mas só recentemente foi divulgado oficialmente que um driver será lançado para melhorar a performance do jogo, porém sem data correta, talvez esta semana.

PacienciaEis que nos deparamos com o problema,  AMD cadê o driver?   E esta questão se intensifica mais quando sabemos que a solução para acelerar o HairWorks era simplesmente trocar o fator de tessallation para x8 ou x4.  Algo tão simples não foi detectado ou pior não é feito em tempo hábil pelo suporte da AMD em parceria com os desenvolvedores.

Do lado do desenvolvedor, será que não foi visto que o arquivo rendering.ini continha uma configuração que poderia ajustar o HairWorks com melhor performance para as Radeons apesar da diminuição da qualidade final?    Por que não dar esta opção aos jogadores?

Entre tantas acusações e perguntas que ficam no ar, pelo que percebo tudo isso termina pior para todos os envolvidos, mesmo que isso possa não ser verdade, NVIDIA aumenta sua fama de interferidora e desonesta ao adotar práticas monopolistas e fechadas que dificultam a otimização para a concorrência.  A sensação para muitos jogadores tanto usuários de AMD como NVIDIA é que o GameWorks prejudica o resultado final, alguns dizem que pesa mais os jogos, outros dizem que bugs e falta de otimizações aparecem sempre.  Será que a estratégia da NVIDIA realmente está trazendo benefícios à ela ou está contribuindo para piorar sua imagem?

Por outro lado, AMD amplia também a sensação de que presta um péssimo serviço de suporte e otimização de performance aos jogos de PC, o último driver Catalyst WHQL saiu no ano passado, Project Cars e The Witcher 3 simplesmente não tiveram drivers na data de lançamento.  O suporte a Crossfire e FreeSync demorou bastante até sair o que frustrou usuários da tecnologia.  A tecnologia TressFX 2.0 lançada pela AMD que seria uma alternativa ao HairWorks até hoje não tem jogos a utilizando, nem as antigas promessas de aceleração de APIs de física que a empresa demonstrava. O TressFX poderia ser uma solução melhor que o HairWorks pois na sua primeira versão AMD otimizou também para as GeForces.  O Mantle apresentou bons resultados para alguns modelos, para outros os ganhos não eram tão evidentes, apesar do apelo de nova geração daquela API.  Será que AMD é uma empresa séria quando a questão é software?  

Ficam aí as questões para digerimos, mas no meio de tudo isso, só existe um grande perdedor, você jogador que apostou na tecnologia de A ou B e recebeu performance ruim, bugs e incompetência como pagamento.  Certamente tudo isso também não favorece o mercado de PC.

Fonte: framebuffer

Compartilhe esta notícia:
Por