Versão comercial do Oculus Riftt deve custar mais de US$ 200

Versão para consumidores do dispositivo terá base no protótipo Crescent Bay

Versão comercial do Oculus Riftt deve custar mais de US$ 200

Pioneiro entre os óculos de realidade virtual, o Oculus Rift deve chegar ao mercado no começo de 2016. Ainda não há um preço definido para o aparelho, mas segundo o vice-presidente da Oculus VR, Nate Mitchell, o Rift não deve custar menos de US$ 200.

O executivo declarou que o aparelho será mais caro do que o Samsung Gear VR (cujo modelo mais simples sai por US$ 200, mas requer um smartphone) e que o custo para o usuário será maior, já que será preciso possuir um computador de ponta para aproveitar toda a capacidade do acessório. Ciente disso, a Oculus VR não vai jogar o preço do Rift nas alturas – “Os óculos precisam ser acessíveis a longo prazo”, frisou Mitchell. “Só assim vamos conseguir atingir milhões – ou bilhões – de pessoas”.

Mitchell também falou que a companhia espera que o custo dos componentes do Oculus RIft diminua com o passar do tempo, o que permitirá oferecer o acessório por preços menores no futuro.

Os requisitos de sistema recomendados para jogar games com o Oculus Rift no PC serão revelados nas próximas semanas.

A segunda versão de desenvolvedor do Oculus Rift tem design mais amigável

O novo modelo do Rift incorpora tela OLED e sensor de movimentos para diminuir enjôos nos usuários

A Oculus VR começou a venda da nova versão do Rift para desenvolvedores na GDC 2014

A câmera que acompanha o Rift serve para rastrear a posição da cabeça do usuário

Com design amigável e tela OLED, o novo Oculus Rift custa US$ 350 para desenvolvedores

Com design amigável e tela OLED, o novo Oculus Rift custa US$ 350 para desenvolvedores

 

Olho no futuro

Sucesso no Kickstarter, onde arrecadou mais de US$ 2 milhões em doações pelo público, o Oculus Rift impressionou com suas demonstrações em feiras e eventos de tecnologia, chegando até a inspirar o lendário designer John Carmack, responsável pela programação de “Doom”, em abandonar seu emprego na id Software e trabalhar exclusivamente no dispositivo de realidade virtual.

Em março de 2014, a Oculus VR foi adquirida pelo Facebook pelo valor de US$ 2 bilhões. De acordo com o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, o investimento é a longo prazo, declarando que o acessório só terá impacto significativo ao vender 50 milhões de unidades.

“Com o Oculus Rift, estamos fazendo uma aposta de longo termo no futuro da computação”, disse o executivo em uma reunião com investidores, em outubro. “A cada 10 ou 15 anos uma nova plataforma grande de computação nasce, e acreditamos que realidades aumentadas e virtuais serão parte disso”.

Originalmente, o fundador da Oculus VR, Palmer Luckey, havia indicado que o Rift chegaria às lojas ainda em 2015, mas durante o evento South by Southwest deste ano revelou que era mais provável que o dispositivo só seria lançado no próximo ano.

“Expandimos muito em relação às ambições que tínhamos com o produto e o que gostaríamos de fazer”, disse Luckey.

Fonte: jogos.uol

Compartilhe esta notícia:
Por