Windows 10 chegará meia noite no Brasil, mas pode “quebrar a internet” afirmam especialistas

Windows 10 chegará meia noite no Brasil, mas pode “quebrar a internet” afirmam especialistas

Finalmente, a Microsoft apertou o grande botão vermelho para dar largada ao lançamento do Windows 10 em todo mundo. Conforme cada fuso horário chega ao dia 29, uma nova “leva” de atualizações é lançada e distribuída. Dessa forma, a partir das 00h:00 a atualização ficará disponível aos brasileiros.

A preocupação dos especialistas

Nem tudo são flores, especialistas estão preocupados que a Microsoft colocará as Redes de Fornecimento de Conteúdo (CDN) espalhadas pelo mundo, em maus lençóis. De acordo com Dan Rayburn, analista da Frost & Sullivan, a Microsoft tentou adquirir ainda mais capacidade para o lançamento do Windows 10, mas as CDNs estavam hesitantes de que isso poderia atrapalhar os outros usuários. Rayburn afirma que:

Eu nunca uso o termo ‘quebrar a Internet’, porque a maioria das vezes as pessoas dizem isso para alardear um evento na Web. Mas com o grande volume de downloads que a Microsoft está esperando e a capacidade que eles reservaram para entregar esse software, a Internet terá realmente alguns problemas de performance nessa semana.

Rayburn também revelou através de fontes internas que a Microsoft reservou mais de 40 Tbps nas maiores CDNs (como Akamai, EdgeCast, Level 3 e a Limelight Networks), esperando uma alta taxa de banda a ser utilizada. Mas às 14 horas (horário de Brasília) de hoje, a companhia de Redmond revelou que já haviam ultrapassado a marca de 10 Tbps e que nem todas as regiões do mundo estavam ativadas para download.

Apple vs Microsoft

Nokia-Apple

Para efeito comparativo, cada evento da Apple costuma consumir cerca de 8 Tbps e somente o lançamento do iOS 8 no ano passado, consumiu cerca de 3 Tbps. Isso significa que o lançamento do Windows 10 poderá ser até 5 vezes maior que qualquer evento da Apple. Se você duvida que esse é um valor muito alto, lembre-se que o Windows 10 estará sendo baixado e instalado em milhões de computadores espalhados por todo o planeta Terra, desde a manhã de hoje.

“Se algo não é entregue ou configurado corretamente, pode derrubar a conexão entre continentes,” disse James DeMent (Akamai, Diretor de Linha de Serviços).

Muitos usuários já estão com o Windows 10 sem saber, esperando o virar do dia para que seja ativado. Isso nós comentamos hoje cedo. Só esperamos que a internet no mundo não sofra problemas pelo excesso de downloads que está ocorrendo neste instante.

 

Fonte: .windowsclub

Compartilhe esta notícia:
Por