Desenvolvedor da AMD ataca GameWorks da Nvidia: “não é saudável para os jogos no PC”

Desenvolvedor da AMD ataca GameWorks da Nvidia: “não é saudável para os jogos no PC”

A revista PCR teve a oportunidade recentemente de entrevistar Richard Huddy, um dos desenvolvedores da AMD. A íntegra da entrevista ainda não foi publicada, mas o site já está divulgando que Huddy não usou “meias-palavras” na hora de criticar o programa GameWorks, da Nvidia.

O desenvolvedor disse que a iniciativa não é sáudavel para os games, e que prejudica o desempenho até mesmo das GPUs da Nvidia. Quando questionado sobre especulações de que jogos do programa GameWorks, como Project Cars, rodam pior em computadores com harware AMD, ele respondeu:

“Se fosse só isso, as pessoas poderiam dizer: ‘Eu vou tomar a minha escolha e desligar isso se eu estiver com AMD e ligar se eu tiver uma placa da Nvidia. Mas é mais negativo que isso – e eu vou apontar dois fatos aqui. Número um: o GameWorks tipicamente atrapalha o desempenho do hardware Nvidia também, o que é um pouco trágico na realidade. Realmente parece que a ideia do programa é reduzir o desempenho, mesmo em placas high-end, para que as pessoas tenham que comprar novas”.

– Richard Huddy, desenvolvedor da AMD

Ele continua e explica as maneiras como isso seria feito. “Se você olhar para Crysis 2, por exemplo, você verá que eles aplicam tesselation em água que não está visível, obrigando a GPU a renderizar milhões de triângulos a cada frame, e eles também o aplicam em blocos de concreto, que são objetos essencialmente retangulares. Isso o obriga a renderizar milhões de triângulos inúteis por frame”.

“Então eu penso que é algo que não é saudável para o PC gaming. Eu gostaria que eles voltassem a usar que maneira que todos utilizam para desenvolver seus SDKs – entregue um código-fonte e deixe os desenvolvedores trabalharem da maneira que eles acham melhor, e deixe-nos levar a indústria para a frente como um todo”.

O GameWorks permite que os desenvolvedores de games usem um biblioteca de ferramentas gráficas, como o Hairworks e HBAO+, além de ter o suporte de uma equipe de engenheiros da Nvidia. Porém, o GameWorks tem gerado bastante polêmica recentemente, com a AMD rotulando o programa como prejudicial ao desempenho de suas GPUs, numa declaração de seu relações públicas, no ano passado.

 

Fonte: UOL

Compartilhe esta notícia:
Por